quinta-feira, 9 de junho de 2011

Para crianças: João-de-barro

  
Chove fininho, sem parar. O joão-de-barro está feliz. Ele adora a chuva, pois precisa dela para construir seu ninho, uma casinha toda de barro. Primeiro ele escolhe uma árvore, com galhos fortes. Sobre um dos galhos ele começa a construir sua casinha.



João-de-barro construindo a casinha. Foto: M. Eiterer.

Lá vai ele cutucar a terra molhada com seu bico. Ele junta um pouco de barro no bico e carrega até o galho. Uma camada sobre outra, ele vai construindo a casinha. Para a casinha não desmoronar, ele faz uma pequena pausa para o barro secar.

Oh, não! A chuva voltou a cair e está ficando muito forte. Chuvas muito fortes atrapalham a construção da casinha. Sem chuvas? Nem pensar! Iria faltar matéria-prima, o barro, e a obra atrasaria. Uns 15 dias são necessários para terminar toda a obra.
Hora do almoço! Hum! Uma minhoca, uma lesma ou quem sabe uma apetitosa aranha. Ele adora caminhar pelo chão atrás de seus petiscos ou então de barro.
João-de-barro pegando minhocas. Foto: M. Eiterer.
Por dentro, a casinha é dividida em dois cômodos, o da frente e o de trás. A fêmea coloca os ovos no de trás. Esperta ela, não é! Este cômodo não recebe ventos, e assim é bem mais quente, além de ficar bem mais protegido dos predadores. Mas, antes de colocar os ovos o piso da casinha é todo forrado (Que cuidado!) Os filhotes moram na casinha de barro até não precisarem mais dos pais.
Além do barro, o joão-de-barro precisa de árvores, pois é nela que ele irá construir sua casinha. Na falta de árvores ele acaba construindo a casinha nos postes de iluminação.

Casinhas de joão-de-barro em poste de iluminação. Foto: M. Eiterer.

Se você quer ver muitos joões-de-barro caminhando pelo seu jardim pegando minhocas e construindo sua bela casinha plante árvores e evite impermeabilizar o solo.
M.Eiterer
 
Nota da autora:
O joão-de-barro é conhecido no Brasil inteiro, mas talvez você o conheça por outro nomes como: barreiro, forneiro, pedreiro, oleiro, hornero ou amassa-barro. Os cientistas deram para ele o nome de Furnarius rufus. Furnarius que dizer forno, porque a casinha parece com um antigo forno de barro. E, rufus que dizer avermelhado, por causa da sua cor.


Fontes:
ANDRADE, Gabriel Augusto de. Nomes populares das aves do Brasil: Belo Horizonte: SOM/IBDF, 1982.
SICK, Helmut. Ornitologia brasileiria. rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets