segunda-feira, 16 de julho de 2012

Para crianças: O banho de terra

Um jardim sarapintado emoldura a pequena casa azul. Ela é circundada por uma grande varanda sustentada por cinco pilares, ornados com clerodendro vermelho. Brinquedos estão espalhados sobre o  piso carmesim bem limpinho. No meio deles brinca uma menininha sentada  com as pernas esticadas. Numa cadeira bem ao lado, a mãe cirze uma velha camisa  :
— Mamãe! —  chama a filha baixinho.
— O quê é, querida? — pergunta a mãe.
— Tem um passarinho rolando na terra do seu vaso.
— Ah! É uma corruíra. Ela está tomando banho — diz a mãe, olhando rapidamente o passarinho e voltando os olhos para a  costura.
A menina pensa consigo: Banho de terra! Doidice da mamãe. Banho só pode ser de água. Terra suja, não limpa. Eu não vou tomar banho de terra. Quando brinco na terra fico toda suja, mamãe fica uma fera.  Porque ele vai tomar banho de terra? Pra ficar sujo?Mamãe tem hora que fala umas esquisitices:
—Tem certeza mamãe? Ele tá mesmo tomando banho? É esquisito tomar banho de terra.
— É! Algumas aves tomam banho de terra. As galinhas tomam banho de terra. Hum…não estou lembrando de outra.
— Por que ele precisa tomar banho de terra, mamãe?
— Bem...parece que isso ajuda a tirar alguns bichinhos que ficam nas  penas.  Alguns só tomam banho de terra, outros tomam só tomam de água e ainda aqueles que tomam banho de terra e de água
— E, eles conseguem tirar os bichinhos?
—Bem…até onde eu sei…parece que sim.
A filha continua a  fitar o passarinho no seu banho de terra. De repente ele para. Levanta. Dá uma sacudida. Ajeita as penas. E sai voando. A menina acompanha tudo até ele desaparecer.  E volta aos seus brinquedos. Lá na casa azul.

M.Eiterer

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets