segunda-feira, 8 de abril de 2013

Aves para Crianças: Amor, interrompido


Rosinha e Roxinho são parceiros há muuuito tempo. Eles são papagaios-de-peito-roxo. Rosinha e roxinho são muito unidos. Voam pelo céu grudadinhos, cantando krão-krão, krão-krão. Na hora de buscar sua comida predileta, coquinhos e frutas, também estão juntos. Durante a noite dormem coladinhos num galho de uma árvore bem alta. Não desgrudam um só minuto. Quando têm filhotes os dois são pura dedicação e cuidado. Já tiveram várias ninhadas.

Numa certa vez, eles fizeram um ninho no oco de uma árvore bem alta. Lá Rosinha colocou dois ovos branquinhos. Rosinha chocou os ovos com muito cuidado. Roxinho trazia todos os dias comida para Rosinha, que não desgrudava dos ovos. Depois de 25 dias chocando os filhotes nasceram. Mas, ainda seriam 70 dias de cuidados, até os dois filhotes estarem prontos para voar. Nesses primeiros dias os filhotes não conseguem ficar de pé, ficam deitados quase todo o tempo e Rosinha e Roxinho passam o dia alimentando os dois. Haja comida para alimentar esses dois famintos!

O tempo foi passando e os filhotes foram crescendo. Um dia Roxinho e Rosinha cuidavam dos dois, quando de repente ouviram um barulho: vrummm, vrummm... e a árvore toda tremeu. Eram homens cortando a sua árvore, com uma máquina enorme e barulhenta. Roxinho e Rosinha começaram a voar no entorno da árvore, apavorados e a gritar. O que aqueles homens iam fazer? Rosinha e Roxinho gritavam pedindo que eles parassem de cortar, mas os homens não entendiam a língua deles. E continuaram cortando. Quando Roxinho viu que a árvore ia cair gritou para Rosinha: - Foge, foge, foge Rosinha. Rosinha, então voou o mais rápido que pôde para bem longe. Cansada Rosinha posou num galho e esperou por Roxinho. Mas, Roxinho não voltou. Então, ela resolveu voltar ao local do ninho. Quando chegou lá... A árvore estava caída no chão, o ninho vazio e nada de Roxinho e dos filhotes. Ela ficou lá parada, triste, pensando no que acontecerá. Ela perderá para sempre seu amado Roxinho e seus filhotes. Ficou lá assim por dias. Até que um dia voou. Hoje mesmo vi Rosinha passando voando bem alto no céu, cantando sozinha: krão-krão. Ela procura Roxinho e os filhotes ou por outros iguais a ela. Mas, não há mais nehum papagaio-de-peito-roxo voando no céu, além dela. 
M. Eiterer

Um comentário:

’recentPowered By Blogger Widgets