terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas

 

 

O livro

Felipe A. P. L. costa está lançando a segunda edição do livro 'Ecologia, evolução & o valor das pequenas coisas' (2003). Trata-se de uma edição revista e ampliada, não de uma reimpressão. A primeira edição foi publicada em fevereiro de 2003. A nova edição reproduz, em 158 páginas, todos os capítulos originais (1-20), acompanhados agora de seis novos capítulos (21-26). Nessa segunda edição o autor corrigiu erros e mal-entendidos presentes na edição anterior e alterou alguns trechos que pareciam datados ou inadequados para serem reproduzidas do mesmo jeito. Acrescentou ilustrações em dois capítulos (13 e 14) e a tabela que havia em um terceiro (19) foi substituída por um apêndice ilustrado e mais detalhado.

Para o autor o livro não é propriamente uma introdução à ecologia acadêmica, mas tampouco é um manifesto ambientalista. Embora alguns trechos possam servir como material didático, sua maior preocupação foi reunir artigos que pudessem ser lidos por qualquer cidadão interessado em ciência. Os 26 capítulos da 2ª edição (seis a mais que a anterior) lidam basicamente com temas e assuntos biológicos, tanto no âmbito de disciplinas básicas (ecologia, biologia evolutiva, etologia etc.) como aplicadas (biologia da conservação, da restauração etc.).

 

Apreciar e adquirir 

Para apreciar o sumário e partes de oito capítulos escolhidos pelo autor clique aqui. (arquivo pdf). Para saber como adquirir se exemplar clique aqui (arquivo word)

Entrevista com o autor 

Por conta do lançamento da segunda edição, o autor gravou uma entrevista com a repórter Tania Morales, da rádio CBN, no dia 16/12. Ouça a entrevista aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets