domingo, 22 de fevereiro de 2015

Carta do Prof. Ítalo aos participantes do concurso de 2014

O Prof. Ítalo Stephan participou como jurado da 1ª edição do  concurso de arte da AVOA,  em 2014. Ele escreveu esta carta ao participantes do concurso, que reproduzimos:

Prof. Ítalo Stephan. Foto: arquivo pessoal.



Caros meninos e meninas,
Eu tive a honra de ser convidado pra selecionar os trabalhos de estudantes sobre um tema tão bonito que é o das aves. Tive dificuldade de selecionar uns poucos dentre tantos trabalhos feitos com muita dedicação. O tema trouxe às crianças conhecimentos muito além da representação da parte mais colorida e sonora da nossa fauna; incorporou o quanto ela é importante ao meio ambiente, o quanto ela é sensível às mudanças que os homens vêm impondo ao seu meio. A arte tem poderes de transformar.

Eu tive a oportunidade e a felicidade de ver quanto talentosa são nossas crianças. Seus desenhos são fascinantes. Foi possível ver em cada um deles a dedicação do autor em fazer o melhor possível, na pesquisa, escolha da ave, do contexto e da técnica de expressão. Lápis, papel, tinta, cola, folha, madeira, fibras formaram lindos desenhos, ricos em detalhes e em significados.

Desejo imensamente que os pequenos artistas continuem a desenvolver seus talentos e que acreditem no poder transformador da arte, na força que ela tem de provocar reflexões sobre a realidade e mudanças no mundo.

Queria parabenizar aos organizadores e professores que se envolveram com o concurso. Desejo que a cada ano ele cresça mais, que alcance o maior número de crianças de todo o município, pois ele tem a capacidade de motivar, de conscientizar desde cedo. É uma chance que está sendo dada ao nosso machucado meio ambiente.

Parabéns a todos! Aguardo ansiosamente para ver os próximos trabalhos.

Ítalo Stephan – Arquiteto e Urbanista, professor da UFV.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets