terça-feira, 27 de outubro de 2015

O discurso da Prof.ª Kátia Artifon



 II Concurso de Arte: entrega de certificados. Discurso da Prof.ª Kátia Artifon de Marco

 Kátia Artifon de Marco é professora de arte educação do Colégio Nossa Senhora do Carmo e da Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Vários trabalhos das duas escolas, sobre orientação dela, ganharam menções honrosas, ouro e prata. Kátia fez um discurso representando as professoras de arte educação, na entrega de certificados do concurso de arte da Avoa. Reproduzimos na íntegra o discurso dessa brilhante professora.

Prof.ª Kátia Artifon de Marco
Prof.ª Kátia Artifon de Marco
Quero primeiramente cumprimentar as autoridades presentes, coordenação do concurso, coordenadores e diretores das escolas, aos alunos, pais e aos meus colegas professores que  hoje cumpro a  missão de representá-los nesse evento. Dizer a todos que é um imenso prazer  poder conviver com as pessoas dessa cidade de  Viçosa que muito bem me acolheu .Agradecer a Deus por nos permitir estarmos aqui nesse dia .

João Pedro Artifon Canton, 'No quintal da minha casa', lavadeira-mascarada. Menção honrosa.
Agradecer  aos promotores desse concurso (a  Avoa  - Associação Viçosense dos observadores de aves) em especial à Marinês que sempre esteve disponível a responder às nossas dúvidas e nos orientou nessa caminhada, agradecer a oportunidade que nos ofereceram de estarmos em contato com esse conhecimento interdisciplinar que uniu a Ciência e a Arte, pois a infância e a adolescência vivem do conhecimento e da visualidade que lhe é oferecida ou imposta pelos meios de comunicação de massa, e como o caminho se faz ao caminhar,  podemos afirmar que esta foi uma excelente oportunidade de proporcionarmos o contato dos nossos alunos com o conhecimento e a imagem natural de parte da fauna e da flora existente nos brejos de nossa cidade  tendo como resultado final essas produções visuais maravilhosas aqui expostas e também a certeza de que somos  hoje cidadãos comprometidos  com a preservação destas espécies.


Amanda Martins Ramos -'Família' - lavadeira-mascarada. Menção Prata.

Agradecer às direções e coordenações das escolas que muito se empenharam em nos proporcionar meios para a execução dos trabalhos e apoiaram nossa adesão ao concurso.


 Agradecer em especial a todos os alunos que se propuseram a participar e o fizeram com excelência, que muito se dedicaram e empenharam para chegar até aqui, e que como o poeta podem dizer:  
' Você não sabe o quanto eu caminhei  pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu não cochilei...' Cidade Negra– A estrada.

Na  interação da arte e da ciência primeiramente seguiu-se o caminho da pesquisa, das espécies do brejo e do habitat onde vivem, após o domínio deste, houve a  escolha para sua composição, produção e  fruição carregadas  de significado.


Parabenizar estes e também os demais alunos que também realizaram as suas produções, mas que infelizmente pelo número limitado de trabalhos não podemos enviá-los à primeira etapa de classificação  do concurso.



Isabela Cristina Viana dos Santos- A beleza do brejo - garça-moura. Menção Prata e Menção ouro, no voto popular
Quanto a nós arte educadores,  que fomos os mediadores desta proposta, posso dizer pela minha atuação que foi uma tarefa difícil porém gratificante e com excelente resultado. Acompanhamos todo o processo poético dos nossos alunos.  Também nos coube a difícil tarefa da educação do olhar e da consciência da preservação. Fixar o olhar a uma imagem, lê-la, mesmo que por um curto período de tempo,  é quase impossível pois a modernidade, a pressa, não nos permitem esse tempo para o olhar pensante, sensível e afetivo.  Conforme a autora Mirian Celeste Martins  estudiosa da educação do olhar :  
Este Olhar que aprecia, pensa, reflete, interpreta, avalia, julga  e é  a partir deste, desta sensibilização que se produz criativamente.
 Observando hoje toda esta produção nós professores podemos afirmar que realizamos essa educação do olhar com muita competência.


Esta proposta nos oportunizou o contato com novos conhecimentos,  experiências, e a descoberta de novas competências,   podemos dizer que:

cores de plantas, de aves, de brejos, nos remetem às tintas, aos materias escolhidos para a técnica da produção.O traçado das penas das aves, da vegetação, nos remete às linhas e tramas da arte de nossa representação pictórica.Os sons das aves são melodias que ao ouvirmos nos emocionam.



Novamente saliento que todas essas emoções e sensibilidade experiência das são caminhos percorridos pela ciência e pela arte os quais nos levaram à  conscientização da importância  de valorizarmos e preservarmos  as espécies e o habitat existentes nos brejos de Viçosa ou de qualquer lugar que estivermos.

Alex Júnior Lopes de Souza -Realeza do brejo-garça-real. Menção Ouro

Enfim, este é um processo sem volta, pois a semente da gratidão, do amor, da vida,  foi plantada e nos rende frutos. Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets